Micro-Momentos: Como eles estão mudando a conectividade social

Rodrigo Chimello
5 min readOct 29, 2015

O conceito de micro-momentos surgiu do vice-presidente sênior do Google Sridhar Ramaswamy, onde sua definição em tradução livre seria: “Micro-momentos são momentos nos quais agimos a partir de uma necessidade para descobrir algo, aprender algo, fazer algo ou comprar algo. Momentos importantes e instantâneos quando decisões estão sendo tomadas e preferências sendo moldadas”.

Na prática, a definição se relaciona com os novos comportamentos de busca, principalmente no ambiente mobile. Se o seu carro quebrar e você precisar de um mecânico próximo ou de um vídeo de como trocar o pneu furado, por exemplo, através de uma rápida pesquisa você tem a solução.

Outro micro-momento é quando alguém busca por livro, salvação ou esperança e através de um bom anúncio, dados de localização e horário a loja da empresa ganhará esse novo cliente.

94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas e 80% dos brasileiros que possuem esses aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto.

Se 70% dos brasileiros até 34 anos possuem um smartphone, o número de pesquisas locais cresceu 5x no último ano e a média de consulta do celular gira em torno de 150x/dia para esses usuários, as marcas que possuem um e-commerce, uma loja física, um aplicativo, um televendas ou tudo isso ao mesmo tempo, precisam voltar sua atenção às necessidades dos seus clientes e entender em que micro-momentos essa marca poderá ajudá-los.

A proximidade entre marca e cliente pode ser “conectada”.

Outro dado importante é que até o final de 2015, mais de 53% das buscas no Brasil, feitas no Google Search, virão dos dispositivos móveis, segundo análise interna, baseada no crescimento mensal de celulares e tablets entre o primeiro semestre de 2014 e 2015.

Em meio a tudo isso o desafio passa a ser o de encontrar o exato momento em que os consumidores estão mais receptivos às mensagens das marcas, que são quando as pessoas estão procurando respostas, descobrindo coisas novas ou tomando uma decisão.

Cada vez mais, vemos isso acontecer em pequenos momentos de engajamento digital, em que o dispositivo mais próximo é usado para resolver uma necessidade específica naquele mesmo momento.

A esses chamamos de micro-momentos, que são:

“Momento eu quero saber”

“Momento eu quero ir”

“Momento eu quero fazer”

“Momento eu quero comprar”

Todas as empresas que querem investir no relacionamento com seus consumidores precisam saber que esses micro-momentos são o novo campo de batalha para conquistar os corações, as mentes e a carteira dos clientes.

Mais do nunca devemos engajar a conectividade social utilizando nossas redes de comunicação digital.

Vejamos mais detalhes sobre os micro-momentos e como podemos aplica-los em nossas redes sociais.

Esses micro-momentos ocorrem quando as pessoas desejam satisfazer uma vontade pontual de aprender, de fazer, de descobrir, de assistir ou comprar algo. São instantes de real intenção em que decisões são tomadas e preferências são moldadas em questão de minutos ou segundos. Isso fica bem claro nos bilhões de buscas, de horas de vídeos assistidos e de interações com vários sites e aplicativos que vivenciamos todos os dias.

#fazbemlercpb

Despertar curiosidades, através das Redes Sociais utilizando seu foco.

  • Instagram (Imagens)
  • Facebook e G+ (Rotina, Viral)
  • Twitter (Noticias Curtas, Novidades, Ancora para Redes e Links)
  • Youtube (Propaganda, Curtas, Trailers, Receitas, Entrevistas)

Já não há apenas alguns momentos esporádicos da verdade, mas inúmeros momentos que importam. O varejo é um bom exemplo de setor que tem passado por uma grande mudança por causa dos dispositivos móveis. Um em cada três consumidores prefere consultar seu celular dentro da loja a pedir informações a um atendente. Dos usuários de smartphones, 74% consultam seus telefones enquanto estão em pé numa loja decidindo qual produto comprar.

#livrariacpb

Utilizar as interações sociais facilitam a busca da informações, disponibilizando conteúdo e localização das Livrarias CPB.

Nesses micro-momentos, as expectativas dos consumidores são mais altas que o normal. Graças aos poderosos computadores que carregamos em nossos bolsos, fomos treinados a buscar por marcas que nos entreguem exatamente o que estamos procurando.

De fato, 69% dos consumidores online concordam que a qualidade, o tempo ou a relevância da mensagem de uma empresa influencia sua percepção sobre uma marca.

Nesse novo e definitivo cenário, as marcas de sucesso de amanhã serão aquelas capazes de atender a essas demandas, de entender e conectar-se com seus clientes, exatamente onde eles estão, nesses micro-momentos.

Por onde começar?

Estabelecer etapas no processo ajuda a concretizar todos os procedimentos necessários para atingirmos os momentos adequados.

1 — Antes "do momento"

Estabelecer uma presença on-line adequada.

  • Utilizar estratégias de SEO para posicionar-nos em canais dentro de micro-momento.
  • Utilizar palavras-chave, estabelecendo uma busca mais eficiente.
  • Sites Mobile-Friendly. 61% dos usuários tendem a deixar a página se ela não oferecer uma experiência móvel boa.

2 — Durante "o momento"

Capitalizando como os momentos acontecem.

  • Ao antecipar o processo de micro-momento deste cliente podemos nos posicionar para os canais que levam à decisão de compra final. Ao envolver-se dentro destes canais, podemos orientar melhor as necessidades e entender como podemos resolvê-las.
  • Engajamento em mídias sociais.

3 — Depois "do momento"

  • Focalizar a cópia de conteúdo para convidar engajar conversas.
  • Use hashtags mais generalizadas e relevantes
  • Realizar medições diárias e análise de engajamento.
  • Possibilidade de interações.
  • Envolver-se em assuntos em destaque utilizando as redes sociais.

Fontes

Wildcat — Acumulado Janeiro a Junho de 2015 vs. 2014. Com base em lista de termos como “proximo a”, “endereço”, “na região”;
Consumers in The Micro-Moments Brazil — Wave 2, Agosto de 2015;
Consumers in The Micro-Moments Brazil — Wave 2, Agosto de 2015;
The Consumer Barometer Survey 2014/2015, BR;
Wildcat — Acumulado Janeiro a Junho de 2015 vs. 2014. Com base em lista de termos como “proximo a”, “endereço”, “na região”;
YouTube Analytics — Grupo com os 270 vídeos de “como fazer” de maior watchtime. Jan a Jun de 2015;
Consumers in The Micro-Moments Brazil — Wave 1,março de 2015;
Consumers in The Micro-Moments Brazil — Wave 1,março de 2015;
Consumers in The Micro-Moments Brazil — Wave 2, Agosto de 2015;
Consumers in the Micro-Moment, Google/Provokers, Brasil, Junho de 2015.

--

--

Rodrigo Chimello

A researcher with a background working in the marketing and market research industry. Creating next-level insights.